quarta-feira, 23 de junho de 2010

A banalização da traição.

Costumo dizer para minha filha: Novela não é coisa de criança. Mas ultimamente, nem de criança, adulto e idoso.



A banalização da traição nas novelas já passou do ridículo. Viver a vida foi um festival de traições, deu no que deu, sem audiência nenhuma. Agora vem passione com a mesma proposta, mostrar a família brasileira que se você não se sente bem no seu casamento deve trair. E eles querem saber o porquê de estar perdendo audiência? Ora, perguntaram se a família brasileira está disposta a ver a sessentona Maitê Proença trair o marido com adolescentes? Independente do caráter do marido, da falta de atenção, do desprezo, é justo que ela aja como uma prostituta?! Ou talvez pior, haja vista que prostituta cobra. Sabemos que novela é ficção, mas não concordo com a maneira que os autores estão abordando o tema, destruindo o valor da família, destruindo a reputação das mulheres. Nem todas as mulheres são como Estela, nem todas as mulheres se sujeitam a um casamento infeliz e insuportável por conveniência. Alias hoje em dia a causa da maioria dos divórcios é a rejeição da mulher ao marido que não lhe dá a atenção necessária. Descobrimos que somos fortes, que podemos ir à luta e vencer. Filho não segura casamento já dizia a minha avó, imagine nos dias de hoje. Eu não acredito em contratos vitalícios. Eu não acredito em relações por obrigação, gratidão e/ou conveniência. Eu não respeito e nunca respeitei pessoas em relações de conveniência. A gente tem que ser feliz, e se já chegou ao ponto de trair é porque o casamento já acabou! Então pra que manter um “escape” na rua, se quando você voltar pra casa vai ser a mesma coisa?


No glamour global, a traição tem sido tratada como normal e não repudiável. Ao contrário, ela é apresentada como uma ação legítima, moderna, aceitável. As cenas de enganação são embaladas por trilhas românticas, discursos apaixonados que aludem a verdadeiros amores, experiências inesquecíveis, sangue nas veias e calor. Os traídos e traidores, com raras exceções, estão mais felizes e mais livres. Quanta apelação!


Não quero parecer antiquada ou conservadora, mas há um exagero intencional no trato deste tema. Por que será? Ninguém duvida que, na vida real, sempre existiram e sempre haverá traições como as retratadas na novela. A grande diferença é que aqui, fora das telinhas, trair é um ato nocivo, causador de inúmeros malefícios, entre os quais, um dos mais danosos é a desestrutura familiar.

5 comentários:

  1. parabens menina! Seu texto falou tudo. Também me sinto ofendida com essa nova politica das novelas.lembrando que tv é pra muitos a única forma de lazer. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Amor concordo plenamente com tudo isso!
    Vc é demais!! te amooooo minha princesa!!

    ResponderExcluir
  3. Certissima, A globo cada vez mais apelando pra promiscuidade. parabéns paulinha. gostei do teu cantinho vou voltar sempre!

    ResponderExcluir
  4. Vc tem toda razão. E ainda falam do BBB, q eu não defendo, mas baixarai por baixaria, as novelas tem baixo nível. CLeuber Roggia www.cleuber.wordpress.com e @cleuberroggia

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Paulinha. Arrebentou amiga! Você escreve bem pra kct! bjs

    ResponderExcluir