sexta-feira, 29 de abril de 2011

saudades de Luiz Marcondes

Um texto de meu amigo, antiga @Luizmarcondes Agora não tem mais arroba. Todos choram!


Encare os fatos: o Twitter já se consagrou definitivamente como a rede social do milênio, a tendência da nova década, a coisa mais legal do mundo desde a invenção da goiabada com queijo! OK. Não poderia mesmo ser diferente, considerando que além de ferramenta de networking, divulgação de notícias e fofocas em tempo real e blá, blá, blá, o Twitter também é uma rede social que tem mulher bonita a rodo! Duvida? Pois dê uma navegada despretensiosa, como quem não quer nada, e verá fotos e mais fotos (chamadas de “avatares”) de gatas que parecem não ter nada melhor pra fazer o dia todo além de tuitar sem parar, como se esperassem alguém aparecer com alguma coisa mais legal pra fazer. E esse alguém pode ser VOCÊ, meu camarada! Como? Leia abaixo!
Pegue mulher no Twitter hoje!!

Perfil: A culturete
Ela adora citar Nietzsche. Ela AMA Clarice Lispector. Ela fez/faz/fará teatro. Ela gosta do Tom Zé. Ela… Ela é chata, meu amigo. Beeem chata. Por isso, se prepara, que ela vai dar trabalho!

Como chegar?
Comente algum pensamento profundo dela com outro mais profundo ainda. Ela adora citar. Cite também, a torto e a direito, “viver ultrapassa todo entendimento” é super batido, mas ela gosta. Depois emende com um “Já leu Pentelhovski? Ele fez um estudo sobre o desespero niilista na sociedade globalizada pós-moderna que é ótimo, embora imperfeito do ponto-de-vista da semiótica…” Vai engrenar troca de mensagens entre vocês na certa. Depois é só convidá-la pra ler seu blog super cabeça (caso você NÃO tenha um blog super cabeça, crie ou indique um! Conteúdos sugeridos: psicanálise pós alguma coisa, Deleuze, Foucault, “teoria da desconstrução”, “um novo olhar sobre…”. Gente cabeça adora lançar um “novo olhar” sobre alguma coisa. Se tudo correr bem, você ainda vai lançar um novo olhar sobre os peitos dela!).

Pega bem…
Seguir o poeta premiado @Carpinejar.

Comentar filmes ultra-underground que ninguém ouviu falar.

Dizer toda hora que não tem TV em casa há (X) anos.

Manifestar opiniões políticas em termos amplos, vagos, sem jamais dar nome aos bois (“o capitalismo é…”; “a sociedade enquanto…”; “a educação no Brasil…”).

(Observação: JAMAIS dê nome aos bois. Ater-se a esta ou aquela figura política é cafona. Pense “macro”, vago e teórico).

Cuidado com…
Qualquer coisa menos sisuda ou até divertida, pois gente “cabeça” como ela costuma confundir isso com “falta de conteúdo” e “leviandade”. E você agora é um cara profundo!

Perfil: A caçadora
Essa aparentemente é fácil, pois o que ela quer é o mesmo que você: pegar alguém no Twitter – e já! Mas preste atenção, porque essa tuiteira é muito, muito esperta e já tá cansada de receber toda espécie de xaveco furado que existe na face da Terra e da web. Então, capriche na criatividade.

Como localizá-la? Ora, você irá identificar uma caçadora facilmente muito antes de abordá-la, só pela quantidade de rapazes que ela segue. E com os quais troca tweets enloquecidamente dia todo. Aliás, você irá identificá-la com mais facilidade se ELA chegar antes em você, o que pode muito bem acontecer. Mas não pense que é jogo ganho. Porque até nessa hora você precisa saber como agir.

Como chegar? (ou Como ser abordado?)
Como neste cenário quase ideal existe predisposição de ambas as partes, qualquer amenidade serve. Comentários light pra puxar assunto. Você não precisa ser genial nem o cara mais interessante do mundo, apenas um cara interessado – e que age como tal. Ou seja, com cortesia, querendo saber de que cidade ela twitta, o que ela faz, etc. Dizendo que adorou esse vídeo da banda tal que ela acabou de postar, essas coisas. Sendo bacana.

Engrenou o papo? Ótimo. Agora, leve a menina pra DM. Calma! Não é um motel virtual! Estou falando das Direct Message, mensagens entre vocês dois que ninguém mais vai ler, entendeu? É o que equivale a “um canto escuro da festa pra um papo ao pé do ouvido”, sacou? Pois é!

Se ela topar, o cenário é promissor, muito promissor. E fique atento ao seguinte: algumas caçadoras se soltam, gostam de falar sacanagem e de se engajar em verdadeiras sessões de sexo virtual – mas vá com calma. Sonde o terreno com muito cuidado antes de sair dizendo onde gostaria de enfiar seu cabo USB e outras barbaridades. Quem deve dar o “tom” do papo erótico é a moça, não você. Sempre. Você segue e vai apimentando aos poucos a conversa, com jeito.

Pega bem
Caprichar nas insinuações e frases de duplo sentido, mas sempre com muita inteligência. Postar links para TUMBLRs com fotos de “erotismo chique” (preto e branco e/ou meio desfocadas) também são uma boa.

Mas cuidado com…
“Pedreiragem”, ou seja, aquelas cantadas toscas do tipo “ô, lá em casa” e tal. Dessas a gata já tá cansada! Além disso, ela pode até curtir uma baixaria, mas dificilmente vai gostar assim, na frente de todo mundo (lembre-se, outros tuiteiros estão lendo suas timelines!) Use o bom senso. Se não tiver, peça o de alguém emprestado e mande ajustar pro seu tamanho! Mas use.

Perfil: A engajada
Ela quer salvar as baleias, os cãezinhos fofinhos que não têm dono, a tuiteira cubana Yoani Sanchez, os arquivos antes de fechar o micro, salvar o… Ela quer salvar o MUNDO, rapaz!! O MUNDO!!

Como chegar?
O caminho mais fácil e “sério” é o do RT. Retwitte algo importantíssimo que ela está divulgando (aliás, ela só twitta coisas “importantíssimas” e está sempre “divulgando” alguma coisa – ou melhor, causa – então, vai ser fácil).

Retuite a moça e se sobrar espaço, ponha ainda: “legal a divulgação”, “bacana a iniciativa” ou algum outro comentário inócuo do tipo.

Depois mande uma pergunta pra ela: “Mas onde é o evento?”, “Mas é baleia jubarte ou do papo amarelo?”, “Pelos desabrigados da enchente ou da inundação? (sic)”, enfim, puxe um papo, rapaz! Se ela responder, toque em frente.

Pega bem…
Seguir perfis “relevantes”, como o da supracitada Yoani Sanchez (@yoanisanchez), que luta pela liberdade das cubanas no uso da internet (elas também têm direito de ficar “peladinhas na webcam”, pô! Pensa bem!).

Também cai bem…

Seguir o Greenpeace (@GreenPeace)

Seguir o Dalai Lama. (@DalaiLama)

Seguir “seu coração”.

Seguir…

Você entendeu, né? Então.

Mas atenção! Cuidado com…
Piadas e gracinhas em geral, essa moça não está pra brincadeira, meu amigo. Agora, se a piada for politicamente incorreta então, desista. É twittercídio na certa! Xi, você se amarra num trocadilho, numa piadinha? Não rola. Mas calma. Isso não significa que você não possa se dar bem no Twitter, apenas que investiu na gata errada. Melhor partir pra alguém com o próximo perfil.

Perfil: A bem humorada
Essa é uma tuiteira fácil de identificar pela quantidade de KKKKs e hahas que ela envia como resposta a outros fanfarrões online. Ela não tá no Twitter pra fazer networking, nem pra ler citações de Paulo Leminski, nem pra salvar o mundo, nem nada. Tá lá pra se divertir. E é aí que entra você, campeão. Por que, convenhamos, tem coisa mais divertida do que sexo? Então, na vida dela, só falta você!

Como chegar?
Chega na #brinks, cara. Não entendeu? Na brincadeira, pô! Fazendo graça, com jeito moleque, cheio de “picardia” (bota uma pomadinha que depois passa), “todo trabalhado” na fanfarronice digital, que tu leva. Fazer piada é a chave para o coraçãozinho e outras partes ainda mais nobres dessa flor digital.

Pega bem…
Fazer piadas oportunistas com as manchetes deste minuto, principalmente envolvendo os “ridículos e famosos”.

Seguir e retuitar grandes mestres da #brinks, como:
@tiodino
@microcontoscos
@RenataLocutora

Mas cuidado com…

Frases feitas, piada velha, escatologia, RTs de comediantes do #StandUpBR (em sua maioria, recicladores de piadas que todo mundo já ouviu dez mil vezes, daquelas que chegam por email todo dia, cruz credo! Evite!!)

OK, segui as dicas acima, xavequei no Twitter, peguei o MSN, convidei pra sair. E agora?
Agora, amigão? Agora é contigo. A tecnologia muda, as formas de comunicação evoluem, mas na hora do “vamo vê”, vai ser sempre só você e ela (ou só você, ela e uma amiga, caso você tenha muita sorte)! Enfim, na hora da finalização, será sempre contigo – faça como Luke Skywalker,“use a Força” e não falhará. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário