domingo, 5 de junho de 2011

Uma metáfora pra vida

Coração é uma árvore, você vai cortando, cortando, cortando... Um dia ele cai, e fica um "toco" . Um toco que não consegue respirar, um toco que não consegue sobreviver...Então ele fica ali, estagnado, um toco para todo o sempre. Até que você faz outra árvore. Só que esta já está mais sabida, mais calejada. E não aceita a metade, não aceita pedaços...Ela quer tudo. Todo o gás carbônico que pode absorver pra transformar em oxigênio e assim fazer feliz todos os que estão em sua volta. Só que a árvore em estado de toco não renasce, então nem adianta tentar remendar, pedir perdão.... É invalida qualquer forma de reaver aquela árvore. Cada vez que ela é tombada, volta mais forte! Mais segura, mas humana, apesar de árvore. Algumas árvores renascem negras, vazias, ocas. Outras renascem acreditando novamente no lenhador. Não se lembram que este tem um machado. A primeira não sofre, mas também não vive, não completamente. A segunda se joga, quebra a cara, se faz toco novamente, árvore, toco, árvore...Ela não se cansa.
A que se refaz negra renasce com mais ódio, a que se faz forte, com mais esperança. Em qualquer caso se fazem árvores, e serão cortadas novamente!Cada uma do seu jeito, cada uma com sua cor. E dai você que tem que escolher, se renasce negra ou linda e verde! O lenhador quando vê a negra se ensoberbece em suas atitudes, mas quando vê a verde e linda se arrepende e tenta voltar. Mas aí é tarde, a árvore está mais forte e não é qualquer corte que a derruba.
E você percebe que passou a vida inteira não querendo ser essa árvore que você é, ou tentando não ser essa árvore que se machuca facilmente. Mas você é! Todos nós somos a árvore que se machuca facilmente, mas também podemos ser a árvore que se levanta e renasce...Verde e linda! Frutífera!
Não é fácil, mas vale muito mais a pena lutar por uma vida melhor do que se entregar a sentimentos mesquinhos e improdutivos não é mesmo? A vida não é só essa quimera, ela pode ser real. E ela pode ser linda! Vale a pena tentar!


7 comentários:

  1. clap clap clap sempre paulinha muito bom

    ResponderExcluir
  2. Adoro o paradoxo: cinderella compulsiva e paula Antoli. Sigo o twitter mas confesso que adoro esse cantinho aqui! beijos minha querida você é brilhante!

    ResponderExcluir
  3. e cada musica mais linda que a outra! parabens.

    ResponderExcluir
  4. Aeee, Paulinha, nem parece a pingucinha que eu adoro tanto! rsrsrs
    Brincadeiras a parte, os melhores humores são e sempre serão os melhores amores.
    Beijos no seu coração árvore, que deve ser uma das mais verdes que se encontram por este mundão de meu Deus.

    ResponderExcluir
  5. E todas somos árvores...até diria que, ao longo dos tempos, mudamos de cor, a cada lenhador, a cada machadada, algumas vezes renascemos negras, outras verdejantes e mais vívidas que antes.

    Fato que seguiremos árvores, independentes dos lenhadores. Adoro o fato de não depender do lenhador pra existir a árvore que sou. Isso, nem credicard paga! :-)

    Bjks Paulinha! Mais um ótimo texto.

    ResponderExcluir
  6. tentamos com medo de errar, erramos por medo de acertar. A vida é assim. As vezes nos prendemos a pequenas coisas por medo de sermos nós mesmas. A arvore verde as vezes se faz negra pq não temos opção. Paulinha, as vezes fala mais do que devia sabia?vc fala no fundo de nossa alma, e hoje eu carrego um casamento insuportável, sou como a arvore negra, e sei que preciso mudar. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos:)
    Agora MOnica....Me perdoe a ignorancia mas nem sei quem vc é, e por isso me ponho no direito de lhe dar um puxão de orelhas. CASAMENTO INSUPORTAVEL? vc nunca ouviu falar em divorcio? Ele está aí pra isso, e não é vergonha pra ningué, sabia? vergonha é vc continuar em um casamento insuportavel por conveniencia....Eu não sei se vc tem filhos e tal, mas cara....seus filhos vão querer ver vc feliz. pense nisso.

    ResponderExcluir